domingo, maio 28, 2006

Liberalização das Farmácias....novidade?

ora o primeiro ministro anuncio neste dias a tao desejada Liberalização das farmácias...que abalou por completo a estabilidade da ANF e da OF... mas para perceber este assunto , é necessário esclarecer certos pontos:

Ciências Farmacêuticas e Farmácia: Na prática em Portugal existem dois cursos superiores nesta área. O curso de Ciências farmacêuticas ( que forma Farmacêuticos e é leccionado nas Faculdades de Farmácia publicas e privadas ) e o Curso de Farmácia ( que forma Técnicos de Farmácia e é leccionado nas Escolas superiores de Saúde dos Institutos politécnicos públicos e privados). Pode mm dizer-se que Portugal é dos poucos países do mundo onde isto acontece e portanto dos poucos que se pode gabar de ter equipas multidisciplinares de profissionais credenciados nas farmácias.

Propriedade da farmácia : até agora apenas farmacêuticos podiam possuir farmácias em seu nome….com a nova lei esta imposição alarga-se a outros profissionais e grupos económicos.

Director técnico : segundo o comunicado do governo a figura do director Técnico vai ser reforçada na Farmácia, sendo que terá de ser um individuo portador de formação de ensino superior credenciada - falta saber se os Técnicos de Farmácia licenciados vão também poder exercer esta função , como desde já acontece em Parafarmacias e “áreas saúde “ por esse Portugal fora.

Equipa qualificada : o governo quer que a equipa de profissionais da farmácia seja uma equipa qualificada, isto apenas pode dizer que os farmacêuticos terão de fazer respeitar a lei de 1999 que diz que ninguém que não seja portador de formação superior poderá a partir desse momento ingressar a trabalho nas farmácias.

Ora na pratica , e pa quem esta dentro do assunto , existem montes de farmácias em Portugal em que os donos ( não farmacêuticos ) pagam , e bem , a farmacêuticos para dar a cara pela farmácia e serem directores técnicos…… do mesmo modo existem muitos casos em que pessoas com o 12 ou ate o 9º ano trabalham em farmácias , e ingressaram depois de 1999 e mm assim estão a atender ao publico sendo um risco de saúde publica…….

Esperemos que com a nova lei isto se altere e finalmente a fiscalização se ponha em marcha……e a ANF e o INFARMED deixem de contornar os preceitos legais

6 comentários:

Vera Gonçalves disse...

Axo muito bem... O governo não pode errar sempre...

Anónimo disse...

vim aqui parar um pouco por acaso, mas já que aqui estou, vou deixar um pequeno comentário.
Acho que grande parte destas medidas são um grande erro, e quem vai ficar a perder, para não variar, vão ser os
utentes.
Pessoas sem qualquer qualificação na area de farmacia, serem donos destas? pois bem, lucro acima de tudo. Atendimento
um pouco mais lento, mas mais "humano",preocupação com o utente, aconselhamento, "um ombro amigo"...esqueçam...será passado.
Quanto ao comentario feito por "ardnas"...Porque sera que eles(técnicos de farmácia), em relação as pessoas que tiram ciencias farmaceuticas, são desvalorizados? sera pelo facto do plano de estudos , numero de anos e competencias adquiridas serem totalmente diferentes ??

Acho que as intenções do Sr.Primeiro Ministro até eram boas... mas mais uma vez... foi ao lado. Para a próxima, que tal ouvir quem percebe do assunto, como por exemplo a O.F ??

bem...afinal o comentario n foi assim tao pequeno...

Docente disse...

bem os planos de esudos das duas licenciaturas são diferentes em alguns pontos mas muito similares noutros


a unica diferença tangivel é que no curso de farmácia nao se aborda cadeiras da indole das analises clinico-laboratoriais

por isso é que ciencias farmaceuticas é um curso com mais anos, no qual inclusivé se pode fazer uma especialização em ANALISTA

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Docente disse...

ola hangela:

Como puseste o teu comment num post tao antigo ainda demorei um tempinho á procura.

Bem se reparares essa noticia tb ja tem um ou dois anitos.

é verdade que a ESTSP esta em casa emprestada mas as coisas nao são assim tao más como as descritas.

actualmente a estsp ta sediada na praça carlos alberto no porto e sendo um escola superior publica tambem tem as suas dificulades, no entanto é das escolas de tecnologias da saude mais antigas e exigentes, o que leva a que os seus alunos e profissionais sejam muito bem vistos pelo mercado de trabalho.

para alem disse a ESTSP vai mudar para gaia, para instalações proprias pela primeira vez...podes ver a noticia em : http://195.23.10.179/gaia/portal/user/anon/page/DBA0.psml?contentid=448D808D80CO&nl=pt


PS: Apaguei o teu comment sem querer

Docente disse...

entretanto consegui recupera-lo:


"hangela disse...
Sou aluna do 12º ano e estou com dificuldad na escolha do curso e da faculdad. numa das minhas pesquisas encontrei o seguinte :"A ESTSP funciona há anos em instalações provisórias; as outras escolas não. A ESTSP encerra durante a noite; poucas escolas o fazem. As salas da ESTSP são tão amplas como muitos wc's de outras escolas. Na ESTSP é necessário requisitar recursos audiovisuais com mais de 1 mês de antecedência; contam-se pelos dedos das mãos os que há disponíveis e basta uma mão para contabilizar os que funcionam correctamente. A reprografia da ESTSP tem duas funcionárias que, diariamente, tentam suprir as necessidades desse milhar de alunos. A secretaria da ESTSP funciona na RUa de Santa Catarina; a ESTSP "provisória" funciona na Rua dos BRagas em CEdofeita. A ESTSP não tem cantina nem bar; os outros, decerto têm. A ESTSP tem 4 pisos e 2 elevadores; um avariado, o outro não pàra no 1º piso. A Biblioca da ESTSP é anedótica; encerra quando calha, tem tantos livros como os que eu tenho em casa. Na ESTSP,chove dentro dum dos auditórios; como é possível chover dentro duma faculdade?? Na ESTSP avisa-se os alunos do início dasaulas por telemóvel; primeiro avisa-se o delegado de curso que tem de comunicar essa informação a apenas 60 pessoas; a Internet é muito futurista para a ESTSP, só traz complicações.Contudo, nesta faculdade, tão avançada para o seu tempo, paga-se o mesmo valor de propinas que nas outras faculdades." Questionei-m sobre a veracidade da notícia. Alguem para me esclarecer?

4:00 PM, Janeiro 30, 2008 "