Os "vários" leitores deste blog ja sabem por esta altura que viajo regularmente de comboio. E já devem ter igualmente reparado, alguns por experiência própria, que nessas mesmas viagens encontramos belos exemplos da mais sublime natureza humana em acção ( eh pa ja pareço a miss Marple!)
Foi numa dessas mesmas viagens de comboio que tomei contacto com esta linda palavra : Desanrranjar ( ou será des-arranjar....)
Dialogo:
"Eh pa hoje dessanranjei o cartão multibanco da minha mãe..." dizia uma pobre alma sentada a menos de 5 metros de mim...
para além da sonoridade extravagante e do exótico que o seu léxico proporciona, não pude parar para pensar….e penso não ser o único a partilhar esta opinião…mas a palavra desanrranjar parece ter um conotação menos negativa que...sei la...ESTRAGAR!
Se eu disse-se: eh pá estraguei o cartão multibanco da minha mãe” as pessoas pensariam logo : “olha o patife! A cravar guito da mãe e inda por cima estragou-lhe o cartão! É a geração morangos é o que eu digo! Que vergonha!
Mas se eu disser : “desanrranjei o cartão multibanco da minha mãe” as pessoas já pensam “ oh coitado não foi por mal…foi sem intenção, de certeza que ate tava a ser prestável, a querer poupar trb à mãezita….
E com este simples exemplo passaremos com certeza a usar a palavra “desanrranjar” em situações mais variadas no nosso dia-a- dia … já me estou a imaginar depois da minha operação ao apêndice o médico a dizer :
-Depois da Indução anestésica e de todos os procedimentos assépticos pré e pos operatórios, assim como a antibioterapia instituída tenho que lhe dizer que lhe desarranjamos o apêndice e um bocadito do intestino tb…
E eu la mt contente da vida pensarei: “eh pa ate nem foi por mal…. “
In: Versatilidade da língua portuguesa….pré acordo ortográfico
se eu disse
1 comentário:
PAHHHH :)
Muito bom!
BJinhos grandes para ti e fico à espera de mais histórias dessas viagens de comboio
Enviar um comentário