domingo, maio 25, 2008

Depois do suspense...

Foi uma semana de tensão. A emoção estava ao rubro, o suspense e a expectativa dominavam e não se falava noutra coisa por todo o Portugal….este sábado, por fim, terminou, o Festival Eurovisão.


Para surpresa de todos, a nossa canção não ficou nos últimos lugares ….classificou-se em 13.º YUPIIIIII…..

Quando já se celebra uma posição destas num festival Eurovisão como um grande feito, podemos desde já inferir sobre o estado da nação…ou se calhar….só do meu.


Como vem sendo hábito este, blog analisa ao mais ultimo pormenor os participantes , intervenientes e afins deste festival, começando é claro por aqueles a quem se pode atribuir uma determinada categoria.


O Repetente:

Dima Bilan ( uma vez que ele é russo apenas posso determinar que seja nome artístico ) é o repetente deste festival tendo já representado em 2006 o seu país. Este ano lá teve uma ajudinha do campeão do mundo de patinagem artística - Evgenii Plushenko – que deu uns passos de dança pá animar a coisa. Como todos os bons repetentes , dima lá aprendeu a lição e este ano levou o troféu para casa. Sendo uma sensação musical na Rússia, Bilan tem pouca visibilidade no mundo civilizado Se bem que, quem visitar a sua página web ( e eu optei por não o fazer) verá que já estão planeados três álbuns para o corrente ano ( incluindo um em inglês e outro em espanhol) com produção de timbaland e, ate um dueto com nelly furtado. São sem dúvidas grandes planos para alguém em que só percebi que cantava inglês no último verso da canção.

Nota para o Bilan: diz-se Impossible…e não Impasible ok?!



A britney spears “wannabe”

Mesmo gozando da pior publicidade actualmente, nada deteve a representante grega- Kalomoira- de imitar ao máximo britney spears, com ousados passos de dança, cenas de flirt com os seus dançarinos ( homens ) e claro uma cantoria de mt pouca qualidade. Foi suficiente para que muitos e “aclamados críticos “ tenham aludido a esta como possível vencedora. Ficou em terceiro lugar

A GirlBand

Ao bom estilo de Spice girls ou das Just Girls, mas com um pouco mais de classe, as representantes Alemãs – NoAngel - apresentaram este formato musical. E uma pena que mais ninguém ouça girls band desde os anos noventa.

O Bixo

A representante Sueca - Charlotte Perrelli - como pode ser visto na fotografia, teve o prazer de arrecadar com esta categoria. Não percebi se aquilo é defeito de fabrico ou resultante de alguma operação plástica que correu mal. O que é facto é que em todas as entrevistas ela usava óculos…e diga-se de passagem que eu tb o faria se me aparenta-se com aquilo. No entanto nem tudo podia ser mau ( para alem da canção, da coreografia, ou falta dela, e da actuação ), Charlotte tinha um valente par de seios ( para ser politicamente correcto) e falava perfeito inglês.( ao contrario do Bilan)
Falta dizer que a Suécia nunca teria passado a final se não fosse a votação do Júri, pois não ficou qualificada pelo televoto.



O Azeiteiro

Espanha esmerou-se este ano e enviou em sua representação Rodolfo Chikilicuatre com um musica carregada de sátira e critica politica, é uma pena que tenha sido embrulhada em ritmo dos mais azeiteiro que existe e tenha sido personificada por um personagem tão …digamos…como posso dizê-lo… absurdo. Vamos la entender nuestros hermanos. Espero é que a coreografia desta música não se torne a sensação deste verão, ou então terei de cometer suicídio musical!.



A gorda.

Vania Fernandes poderia ter tido muitos títulos, mas este fica-lhe particularmente bem. Depois da OT e ao contrário da maior parte dos artistas, Vania encontrou o peso certo…um bocadito acima do nível do saudável. Mesmo assim a nossa representante não nos deixou mal e cantou com todo a garra que só uma madeirense pode ter depois daquelas anos todos com o Alberto João. È das candidatas portuguesas que melhor tem ficado nos últimos anos( tendo em conta que este ano não ficamos nos últimos lugares)


O estrangeiro


O representante israelita, embora tenha tido das melhores actuações, não deixa de fazer notar a sua participação pelo facto do seu país não ser europeu, e este ser o Festival EUROvisão.





Resumindo e concluindo:

Muitos aparecem neste festival com a (auto)intitulação de cantores

Poucos se aproveitam, basta ver que representação israelita foi das melhores e mesmo assim não ficou nos três primeiros.

Os paises nordicos votam uns nos outros assim com os balcãs e as ex republicas soviéticas.

As regras deste festival são extremamente voláteis, mudam todos os anos e embora países como o Reino Unido nunca saiam dos 5 últimos tenham sempre representação garantida, os restantes coitadinhos tem de se sujeitar a uma ou duas semifinais.



In : pensamentos extraviados

1 comentário:

Chica Danisca disse...

Ola! Olha eu aki a deixar um comentario xD
Este post disse tdo, eu só agora é k percebi k o da russia cantou em ingles :|
Pra mim este festival foi uma porcaria com paises k sairam nao sei de onde com musicas completamente estupidas, a nossa representação nao foi ma, tipo a letra era fixe mas a mulher mete medo... canta bem mas assusta. LOL

bjoo